BES Angola prepara-se para ser controlado por angolanos

O Banco Espírito Santo poderá perder a maioria acionista no BES Angola (BESA), uma vez que os parceiros angolanos do banco se preparam para fazer uma injeção de capital no sentido de aumentar a participação na instituição bancária, avança o Jornal de Negócios.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
04/07/2014 07:43 ‧ 04/07/2014 por Notícias Ao Minuto

Economia

Capital

Os parceiros angolanos do BES Angola preparam-se para fazer uma injeção de fundos no capital do banco angolano, assumindo assim o controlo acionista da instituição bancária, noticia esta sexta-feira o Jornal de Negócios.

Existe ainda a possibilidade de ser o próprio Estado de Angola a assumir a recapitalização do banco, de que o Banco Espírito Santo é, por enquanto, o maior acionista.

Esta operação de recapitalização do BESA terá como objetivo reforçar a liquidez do banco na sequência das ameaças de auditoria por parte do Banco Central Europeu (no âmbito de uma avaliação aos bancos europeus) e a redução da participação do BES (neste momento 55,71%) para menos de metade do capital.

Para conseguir com que o BES perca a maioria acionista será preciso uma injeção de 80 milhões de dólares por parte dos parceiros angolanos do BESA, elevando o seu capital para 750 milhões de dólares.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas