Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Escola de Hotelaria abre unidade para reforçar oferta turística

A Escola de Hotelaria de Colares (EPAV), no concelho de Sintra, tem na Sarrazola House uma nova unidade, com a qual pretende reforçar a oferta turística na região, anunciou a instituição no final de mais um ano letivo.

Escola de Hotelaria abre unidade para reforçar oferta turística
Notícias ao Minuto

11:10 - 01/07/14 por Lusa

Economia Sintra

"Funcionamos como uma gama top na categoria de alojamento local", explicou à agência Lusa o diretor da Escola Profissional Alda Brandão de Vasconcelos (EPAV), José Luís Furtado, acrescentando que a Sarrazola House resulta de "um investimento global de 1,5 milhões de euros" ao longo dos sete anos e possui 22 quartos e restaurante-bar.

A nova estrutura permite a realização de encontros de empresas, eventos gastronómicos e "workshops", posicionando-se como "mais uma alternativa à oferta turística e empresarial da região de Sintra", afirma uma nota da instituição.

A escola de hotelaria funciona desde 2007 na Quinta da Sarrazola, entre Colares e Almoçageme, na sequência de um contrato de comodato da antiga propriedade agrícola celebrado entre uma empresa de formação profissional e o Ministério da Agricultura.

O contrato previa a criação de cursos na área da produção agrícola, admitindo que a atividade viesse a ser associada à exploração turística em espaço rural, nas vertentes da hotelaria e da restauração.

A EPAV surgiu da experiência desenvolvida na quinta, com uma área de 12 hectares, onde se produz fruta e legumes para consumo próprio e para venda, além de animais e ervas aromáticas.

A escola proporciona formação equivalente ao 12.º ano de escolaridade, através de cursos para técnicos de cozinha e pastelaria, restaurante-bar, turismo ambiental e rural, higiene e segurança no trabalho e proteção civil, com um quadro de 50 professores e formadores.

No último ano letivo, a escola foi frequentada por cerca de 400 alunos, dos quais "mais de metade são carenciados que podem continuar a estudar e ter uma saída profissional", sublinhou José Luís Furtado.

Um protocolo com o Ministério da Educação permite à EPAV não cobrar propinas aos alunos e, de acordo com o seu diretor, "tem uma empregabilidade superior a 90 por cento na área da hotelaria".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório