Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

"Ajustamento não se vai conseguir fazer e troika vai regressar"

O jurista Medina Carreira alertou, na segunda-feira à noite no programa ‘Olhos nos Olhos’ da TVI24, que “não é pelos impostos que o Estado vai resolver o problema das contas públicas”. O jurista assegurou ainda que o “combate” feito pelo Tribunal Constitucional à “baixa das despesas” está a “empurrar o país para um sítio muito difícil de recuperar”. E mais. O comentador acredita que o problema do país não se resolve pela subida de impostos, antes pelo contrário, este caminho vai dificultar o aju

"Ajustamento não se vai conseguir fazer e troika vai regressar"
Notícias ao Minuto

22:15 - 30/06/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Medina Carreira

No seu comentário semanal na antena da TVI24, Medina Carreira debruçou-se sobre a atual carga fiscal.

O jurista começou por constatar que o “Governo não consegue diminuir as despesas em termos satisfatórios” e, por conseguinte, “tem-se tendido para os impostos”.

Posto isto, e frisando o “brutal aumento de impostos”, Medina Carreira mostrou um gráfico onde se podia ver a evolução da carga fiscal nos últimos sete anos.

No documento da autoria do jurista, era possível perceber que houve uma certa estabilização no valor arrecadado pelo Estado em impostos: em 2008 o Executivo amealhou 36,2 milhões de euros, em 2011 arrecadou 35,8 milhões e, no ano passado, o valor ficou-se pelos 34,9 milhões.

“A lição a extrair é a de que [a problemática dos impostos] tem de ser integrada nesta discussão sobre o Tribunal Constitucional e o Estado não consegue reduzir as suas despesas”, referiu, acrescentando que “não é pelos impostos que se vai resolver o problema”.

Para o jurista esta constatação significa, por outras palavras, que o “ajustamento não se vai conseguir fazer e, dito de outra maneira, voltaremos a ter a troika em alguns anos”.

Medina Carreira sublinhou ainda que “não conseguimos diminuir significativamente o défice com impostos”, o que é uma “mensagem para os conselheiros do Tribunal Constitucional porque com este combate que exercem em relação à baixa das despesas estão a empurrar o país para um sítio muito difícil de recuperar”.

E estas despesas, referiu, prendem-se com as despesas relacionadas com o “pessoal e as prestações sociais”.

“Mas ninguém falar sobre isso. A oposição não faz contas, faz propaganda. O Governo não explica nada e ninguém percebe nada”, sublinhou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório