Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Cortes renderam mais de oito mil milhões aos cofres do Estado

Durante os quatros anos que a troika esteve em Portugal foram poupados no total mais de oito mil milhões de euros na Função Pública, ou seja, anualmente os cortes representaram uma diminuição de dois mil milhões de euros, noticia hoje o Jornal de Notícias. Ainda assim, o Governo irá discutir esta segunda-feira com os sindicatos o regresso às reduções salariais de 2011.

Cortes renderam mais de oito mil milhões aos cofres do Estado
Notícias ao Minuto

08:06 - 30/06/14 por Notícias ao Minuto

Economia Função Pública

O economista, Eugénio Rosa, revelou que os cortes na Função Pública durante os anos em que o país esteve sob intervenção da troika equivalem anualmente a dois mil milhões de euros, indica o Jornal de Notícias.

Entre o congelamento de salários e carreiras, cortes nas remunerações, saída de funcionários que reduzem a despesa com pessoal e sobrecarregam os que ficam, aumento dos descontos para a ADSE, entre outras poupanças e receitas adicionais, o Estado conseguiu poupar durante os últimos anos oito mil milhões de euros. Mas no horizonte, o cenário não parece mudar.

“Estamos a falar de novos cortes para durarem até 2019, uma vez que em 2011 a taxa de desconto para a ADSE era de 1,5% e agora é de 3,5%. Por outro lado, as tabelas de IRS são muito mais gravosas para os trabalhadores comparativamente às que estavam em vigor há quatro anos”, revela José Abraão, dirigente do sindicato FESAP.

Durante o dia de hoje, o secretário de Estado da Administração Pública, José Leite Martins, irá discutir com os sindicatos alguns destes temas e irá debater outros cortes a serem aplicados no futuro, além do possível regresso das reduções salariais de 2011.

Contudo, a ministra das Finanças já garantiu que nenhum funcionário público ficará a ganhar menos. Ainda assim, o Governo está a planear cortar nos suplementos pagos aos trabalhos do Estado e por isso, será discutido esta segunda-feira, a Tabela Única de Suplementos (TSU), com os sindicatos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório