Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Supervisor aguarda decisão dos acionistas para avaliar nova equipa de gestão

O Banco de Portugal só vai avaliar os novos membros do conselho de administração do Banco Espírito Santo (BES) e o novo modelo de governação do banco depois de os mesmos serem aprovados pelos acionistas, no final de julho.

Supervisor aguarda decisão dos acionistas para avaliar nova equipa de gestão
Notícias ao Minuto

19:05 - 20/06/14 por Lusa

Economia BES

"Relativamente ao preenchimento dos órgãos de administração e de fiscalização, o Banco de Portugal aguarda a decisão da assembleia-geral dos acionistas do Banco Espírito Santo para avaliar o cumprimento por cada um dos indigitados dos requisitos necessários para o exercício de tais funções, definidos na legislação em vigor", anunciou hoje em comunicado a entidade liderada por Carlos Costa.

"O Banco de Portugal também aguarda que lhe seja submetido, para avaliação, o modelo de governo interno que venha a ser aprovado em assembleia-geral", acrescentou o supervisor.

Isto, depois de ter tomado "conhecimento da informação divulgada hoje pelo Banco Espírito Santo, referente ao pedido de convocatória de assembleia-geral recebido da Espírito Santo Financial Group [ESFG], destinado a alterar os estatutos de modo a criar um novo órgão estatutário, denominado conselho estratégico".

É para este novo órgão que, caso os acionistas aprovem a proposta do ESFG, transitam os atuais administradores Ricardo Salgado, como presidente, José Manuel Espírito Santo Silva, José Maria Ricciardi, Ricardo Abecassis e Pedro Mosqueira do Amaral.

Todos estes responsáveis integram atualmente o conselho de administração do BES e vão manter-se em funções até à data da assembleia geral.

Daí em diante, se os acionistas derem luz verde às mudanças propostas, estes cinco responsáveis, que representam os cinco ramos do GES - quatro da família Espírito Santo e um de Mosqueira do Amaral -, deixam os seus cargos no conselho de administração.

Hoje, o dia ficou marcado pelo agendamento de uma assembleia-geral extraordinária do BES para 31 de julho, na qual os acionistas serão confrontados com as propostas do principal acionista do banco, o ESFG, com 25,1%, entre as quais se destaca a saída do líder histórico Ricardo Salgado da presidência do banco.

O banqueiro deverá ser substituído na liderança da BES por Amílcar Morais Pires, atual administrador financeiro, mas não vai dizer adeus à instituição, já que deverá ficar a presidir o novo conselho estratégico do banco.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório