Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Gaspar não tem mão nas empresas públicas locais

O Ministério das Finanças, chefiado por Vítor Gaspar, não consegue controlar as admissões nas empresas públicas, sendo que existem 45 destas instituições locais, num universo de 76, que não fornecem dados sobre contratações.

Gaspar não tem mão nas empresas públicas locais
Notícias ao Minuto

06:56 - 26/11/12 por Notícias ao Minuto

Economia Emprego

Uma grande parte do sector empresarial local, que já integra as contas nacionais, não fornece dados à Direcção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP): em Setembro havia ainda 45 empresas num universo de 76 que não registavam quaisquer dados sobre admissões, avança a edição desta segunda-feira do jornal i.

O sector empresarial local integra empresas como o Estádio Municipal de Aveiro, a Empresa Municipal de Estacionamento e Circulação de Almada, e a Lisboa Ocidental, SRU – Sociedade de Reabilitação Urbana. Nos Açores contam para as contas nacionais a Atlânticoline, S.A e a Azorina – Sociedade de Gestão Ambiental e Conservação da Natureza, entre outras, enquanto na Madeira fazem parte deste universo a Empresa do Jornal da Madeira e a RAMEDM Estradas da Madeira, num total de sete entidades.

Por outro lado, a Parque Escolar, o Metropolitano de Lisboa, a Refer, a Estradas de Portugal e a RTP são algumas das empresas da Administração Central reclassificadas, ou seja, que passaram a integrar as contas nacionais, ao abrigo das novas regras de contabilidade impostas pelo Eurostat, o instituto estatístico da União Europeia, no ano passado.

Refira-se que os números globais relativos ao sector empresarial do Estado, já reclassificado em contas nacionais, mostram que houve um aumento do número de trabalhadores entre Dezembro do ano passado e Setembro deste ano, mais 345, empregando no final de Setembro 9.871 pessoas, contra 9.596 no final do ano passado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório