Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Centro de dados da PT na Covilhã tem 290 clientes

O presidente executivo da PT Portugal, Zeinal Bava, afirmou hoje que o centro de dados ('data center') da empresa na Covilhã, inaugurado em setembro do ano passado, conta atualmente com 290 clientes.

Centro de dados da PT na Covilhã tem 290 clientes
Notícias ao Minuto

20:09 - 18/06/14 por Lusa

Economia Zeinal Bava

Zeinal Bava falava aos jornalistas à margem da apresentação do 'showroom' tecnológico em Lisboa, um espaço integrado com soluções tecnológicas direcionadas ao segmento empresarial que tem prolongamento no Brasil, onde também existe um local semelhante ao português.

Ou seja, trata-se do primeiro espaço integrado da PT e da brasileira Oi, que estão em processo de fusão, refletindo a estratégia de convergência das duas operadoras.

Questionado sobre o 'data center' da Covilhã, Zeinal Bava disse que a empresa começou com 110 clientes e que agora tem "mais 180", ou seja, "290 clientes", adiantando que alguns destes "são estrangeiros", incluindo do Brasil.

Em relação ao Brasil, "iniciámos uma expansão do nosso 'data center' em Brasília, onde vamos fazer mais 2.500 metros quadrados", um projeto que deverá durar 24 meses, disse o também presidente executivo da Oi, escusando-se a adiantar valores de investimento.

Este centro de dados "vai ser 100% para o mercado brasileiro", adiantou o gestor.

Sobre a apresentação do "showroom' em Lisboa, que tem continuidade com outro espaço idêntico no Brasil, o gestor explicou que isto demonstra que as sinergias entre a PT e a Oi "estão em curso".

Este "é um bom exemplo visual, há vários projetos que estamos a fazer em conjunto", disse, acrescentando que a sinergia entre as duas operadoras "já começou há muito tempo".

A Portugal Telecom (PT) "tem estado na vanguarda" nas tendências de consumo, por isso este 'showroom', "no caso da Oi, vai permitir que a nossa área empresarial" no Brasil venha a "dar um salto gigante no seu posicionamento no mercado".

O espaço tecnológico apresenta várias soluções que a PT está a desenvolver para o mercado empresarial, desde gestão de frota, a armazenamento de dados na núvem, entre outros.

Questionado se é possível replicar toda a tecnologia exposta em Lisboa no Brasil, Zeinal Bava afirmou: "Não, mas dá para fazer muita coisa".

Além do 'showroom', o espaço apresenta um nano-data center, semelhante ao da Covilhã, mas 17 vezes mais pequeno.

Este centro de dados pequeno servirá para mostrar aos clientes a potencialidade do serviço que a PT tem na Covilhã.

Ainda no âmbito das sinergias, Zeinal Bava deu como exemplo que "todos os clientes Meo no Brasil podem usar WiFi [da Oi] grátis" durante a sua estadia naquele mercado.

A Oi tem atualmente "700 mil pontos" WiFi [rede sem fios que permite acesso à Internet] no Brasil e no final do ano a expectativa é de que atinja "próximo de um milhão".

Zeinal Bava escusou-se a fazer comentários sobre o balanço do processo de fusão com a Oi bem como em relação à operadora angolana Unitel, da qual a PT é acionista

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório