Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Salários reais dos portugueses caíram 10% desde 2010

Os salários reais dos portugueses sofreram uma quebra de 10% desde 2010, sendo que os funcionários do Estado foram os mais penalizados com uma redução salarial na ordem dos 24%, de acordo com o Diário de Notícias.

Salários reais dos portugueses caíram 10% desde 2010
Notícias ao Minuto

07:05 - 15/06/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Remunerações

Os portugueses viram os seus salários reais reduzidos em 10% desde 2010, o ano do início da crise, sendo que os funcionários do Estado foram os mais penalizados com as suas remunerações a recuar para o nível de 1997, avança o Diário de Notícias.

“As remunerações do trabalho caíram, em termos reais, 10% entre 2010 e 2013”, afirma o Banco de Portugal num relatório sobre o poder de compra dos portugueses.

Este recuo nas tabelas salariais foi especialmente agressiva no caso dos trabalhadores do Estado, cuja quebra salarial sofrida desde 2010 ronda os 24%, “uma perda que aumenta se contarmos com o congelamento salarial, a redução do pagamento do trabalho suplementar e o aumento do horário de trabalho”, conta o Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE) em declarações ao Dinheiro Vivo.

No mesmo relatório sobre o real poder de compra dos portugueses, o Banco de Portugal sustenta que este está a cair desde o início da crise, pois para além dos funcionários públicos verem os seus salários caírem para o nível de há 16 anos, também os do setor privado tinham no ano passado remunerações ao nível de 2005.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório