Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Carris e STCP podem 'engordar' défice em 1,1 mil milhões

Um financiamento feito pelo Estado, em abril, à Carris e STCP poderá fazer agravar o défice das contas públicas em 1,1 mil milhões de euros, caso estas empresas não passem para o perímetro do Estado, noticia esta segunda-feira o Diário Económico.

Carris e STCP podem 'engordar' défice em 1,1 mil milhões
Notícias ao Minuto

07:46 - 09/06/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Financiamento

Segundo avança esta segunda-feira o Diário Económico as contas públicas em 2014 podem vir a prejudicadas caso a Carris e STCP não passe para o perímetro do Estado. Em causa está, segundo explica esta publicação, um financiamento de 1,5 mil milhões de euros realizados pelo Executivo às duas empresas e à CP.

Porém, esta transferência de capital ainda não foi registada nas contas da Direcção-geral do Orçamento, sendo que para efeitos estatísticos, segundo a metodologia do Eurostat e INE, faria agravar a dívida pública, segundo contas do Banco de Portugal, em 3,5 mil milhões de euros.

Caso estas empresas passassem para o perímetro das Administrações Públicas, o impacto desta transferência seria diluído pelos anos em que foi sendo registada.

“Deve salientar-se que, caso a STCP e Carris não venham a ser reclassificadas no perímetro das administrações públicas, então o impacto no défice orçamental decorrente do financiamento do Estado e da assunção da dívida bancária destas empresas será registado integralmente em 2014”, explica a nota da Unidade Técnica de Apoio Orçamental a que o Económico teve acesso e que foi este fim-de-semana enviada para o Parlamento.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório