Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Portugal entre os que menos aposta em tecnologias

A Suécia foi em 2012 o país europeu que destinou maior percentagem do orçamento para Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC), 15% do total, enquanto Portugal destinou 1,5%, a segunda menor dotação a nível europeu.

Portugal entre os que menos aposta em tecnologias
Notícias ao Minuto

13:45 - 05/06/14 por Lusa

Economia TIC

Os dados divulgados hoje pela Comissão Europeia revelam que os 28 Estados-membros precisam de melhorar a estratégia para atingir as metas estipuladas por Bruxelas em relação ao investimento em tecnologias de comunicação e informação.

"O investimento público na investigação e desenvolvimento na área digital está por detrás de muita da tecnologia que damos por adquirida, apoiar os investigadores a desenvolver as suas ideias significa novos produtos e serviços, novos empregos. Nos próximos sete anos, através do Horizonte 2020, iremos investir mais de 13 mil milhões de euros nesta área. Espero que os Estados-membros melhorem os seus esforços", afirmou a comissária para a Agenda Digital, Neelie Kroes.

O quadro divulgado aponta a Suécia como um líder global no investimento em investigação e desenvolvimento, em termos de percentagem do orçamento, embora a União Europeia (UE) no seu conjunto, com 6,6% do orçamento total aplicado em tecnologias de comunicação e informação, esteja atrás dos 9,1% do Japão e dos 7,9% dos Estados Unidos.

Os números mostram que a União Europeia investiu 5.962 milhões de euros em 2012, bastante atrás dos 11 mil milhões de euros de investimento anual em tecnologias de informação e comunicação que pretende atingir até 2020.

Em termos absolutos, os países com mais investimento em investigação e desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação foram a Alemanha (1,2 mil milhões de euros), o Reino Unido (690 milhões), a Espanha (600 milhões) e a Suécia (550 milhões).

Neste contexto, suecos e belgas são os que atribuem uma percentagem maior do seu orçamento (15% e 11%, respetivamente) em investigação e desenvolvimento para as tecnologias de informação e comunicação, com a Suécia a liderar largamente na comparação da despesa 'per capita' (58 euros por habitante).

Apenas à frente de Malta, Portugal foi o país europeu que menos percentagem canalizou especificamente em tecnologias de informação e comunicação, direcionando apenas 1,5% do total orçamentado para investigação e desenvolvimento.

No entanto, os 23,3 milhões de euros investidos por Portugal neste setor em 2012 são o 13.º valor mais elevado a nível europeu, à frente de Malta, da Bulgária, da Croácia, de Chipre, da Roménia, da Eslováquia, da Eslovénia, da Hungria, do Luxemburgo, da Letónia, da Lituânia e da Estónia.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório