Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Maduro realça liderança do país na redução do desemprego

O ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional realçou hoje que Portugal continua a liderar a redução do desemprego com uma descida da taxa de 17,3% para 14,6% em abril, a segunda maior queda homóloga na União Europeia.

Maduro realça liderança do país na redução do desemprego
Notícias ao Minuto

15:56 - 03/06/14 por Lusa

Economia Ministro

"São dados muito positivos que demonstram que a recuperação económica iniciada é muito importante, que há 15 meses o desemprego cai, que estamos a liderar a redução do desemprego no país e temos é de continuar a apostar no reforço dessa recuperação económica que nos trouxe esse resultado positivo", afirmou Miguel Poiares Maduro, à Lusa, em Bragança.

O ministro comentava, à margem de uma visita a uma empresa local, os dados divulgados pelo Eurostat que dão conta de que a taxa de desemprego em Portugal registou em abril a segunda maior descida homóloga na União Europeia, de 17,3% para 14,6%, apenas atrás da Hungria, sendo contudo a quinta mais elevada entre os 28 Estados-membros.

Já o desemprego jovem em Portugal caiu ligeiramente para 36,1%, face aos 36,3% do mês anterior e aos 40,3% de há um ano, constituindo-se como a sexta taxa mais elevada a nível europeu, superada pela Grécia, a Espanha, a Croácia, a Itália e Chipre.

"Porque 14,6% de desemprego é muito melhor dos que os mais de 17% que tínhamos há pouco mais de um ano, mas ainda é muito elevado e, é por isso, e será essa a preocupação fundamental do Governo", acrescentou Poiares Maduro.

Questionado acerca das declarações de membros do Governo e do PSD sobre o impacto do último chumbo do Tribunal Constitucional (TC) a medidas do Orçamento do Estado, Poiares Maduro afirmou que o primeiro-ministro e o vice-primeiro-ministro já se pronunciaram sobre isso e que "não há nada a acrescentar".

Reiterou, contudo, que "é claro que o Governo discorda da decisão", acrescentando que na Constituição e na democracia portuguesas "as decisões do Tribunal Constitucional são para cumprir" e que "o Governo irá cumprir com essa decisão, mas discorda dela".

Disse ainda que "o Governo a seu tempo indicará as medidas que irá tomar no sentido de corresponder às consequências que resultam da decisão" do TC, "sendo que a preocupação fundamental é aquela de garantir que a recuperação económica que foi iniciada se vai manter e vai ser aprofundada".

"A preocupação do Governo, neste momento, é continuar a ser aquilo que sempre foi, que é um fator de estabilidade para o país, e continuar a assegurar as condições que garantam que a recuperação económica que foi iniciada se mantenha e, desse ponto de vista, os dados que tivemos hoje de desemprego são dados que nos devem felicitar a todos", concluiu.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório