Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Passos assume que "objetivos para 2015 ficaram em causa"

O primeiro-ministro insiste nas críticas ao chumbo do Tribunal Constitucional e diz que o pagamento da última tranche do programa de ajustamento “só poderá ocorrer quando esta situação for ultrapassada”.

Passos assume que "objetivos para 2015 ficaram em causa"
Notícias ao Minuto

14:09 - 03/06/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Défice

O pedido de “aclaração” de Passos Coelho a propósito do chumbo Tribunal Constitucional (TC) às medidas do Governo vai passar pela Assembleia da República. O primeiro-ministro declarou que os objetivos do défice ”para 2015 ficaram em causa” e que o Governo está agora “a estudar esta situação, que é complexa”.

"Nós só podemos resolver um problema quando soubermos qual é a dimensão desse problema. E nós não sabemos ainda qual é a dimensão desse problema", declarou o governante aos jornalistas à margem de uma visita à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Para Passos Coelho, esta decisão do TC colocou desafios técnicos ao Governo, parte deles sobre a forma de proceder ao pagamento dos valores salariais devolvidos pela decisão do TC, outra relativa às dúvidas que a decisão do TC poderá suscitar junto da troika.

“A troika já não poderá fazer o pagamento caso Portugal não clarifique situação”, alertou o chefe do Executivo, que criticou ainda o facto de o TC ter demorado mais de quatro meses a decidir.

Passos Coelho manteve o tom crítico quando declarou que “não posso estar a cada três meses a informar instâncias internacionais” de que as condições do país para 2015 mudaram. Quando questionado sobre a possibilidade de o Governo vir a aumentar os impostos, o primeiro-ministro admitiu que o Governo está “a ponderar tudo”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório