Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

"Novo aumento de impostos será desastroso"

Poucos dias depois de o Tribunal Constitucional ter declarado inconstitucionais três normas do Orçamento do Estado, Miguel Sousa Tavares sublinhou que um novo aumento de impostos “será desastroso” para a economia que começa a dar pequenos sinais de retoma. No seu habitual comentário no Jornal da Noite, na SIC, o escritor disse ainda que “não está provado que o Governo tenha feito tudo o que pode para poupar”.

"Novo aumento de impostos será desastroso"
Notícias ao Minuto

21:15 - 02/06/14 por Patrícia Martins Carvalho

Economia Sousa Tavares

“Nestes últimos três anos temos visto a mesma história repetir-se. O Governo não teve coragem de cortar na dimensão do Estado, então atacou salários e pensões. Depois vem o Tribunal Constitucional declarar parte desse corte inconstitucional e a seguir o Governo sobe os impostos”, começou por dizer Miguel Sousa Tavares.

No seu comentário semanal, na SIC, o escritor referiu ainda que “um novo aumento de impostos, seja ele qual for, será desastroso para a tímida recuperação económica que se iniciou”.

Sobre a decisão dos juízes do Palácio Ratton, Sousa Tavares considerou-a “contraditória”, uma vez que o acórdão não prevê a retroatividade dos cortes.

“Se uma medida é inconstitucional, é inconstitucional desde que começou”, frisou, acrescentando que o Governo não fez tudo o que estava ao seu alcance para poupar nas gorduras do Estado.

“Não está provado que o Governo tenha feito tudo o que pode para poupar noutros setores como as Parcerias Público-Privadas ou até os custos da energia, que continuam caríssimos”, apontou.

Nesta senda, Sousa Tavares acredita que o Governo “ainda não esgotou a sua capacidade de poupar em despesas inúteis na administração pública”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório