Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Novo resgate volta a assombrar Portugal

Mais um chumbo, mais um buraco. A mais recente decisão do Tribunal Constitucional (TC) voltou a assombrar as economias estatais e a iminência de um segundo resgate volta a ser falada. O alerta foi dado pelo Financial Times que, num artigo dedicado a Portugal, fala dos “riscos de um novo empréstimo” e da necessidade de Portugal aplicar uma nova taxa nos subsídios de férias e Natal.

Novo resgate volta a assombrar Portugal
Notícias ao Minuto

10:46 - 02/06/14 por Notícias ao Minuto

Economia Financial Times

O buraco afundou mais 800 milhões de euros e a proximidade de um novo resgate ganha força. Esta é a convicção do Financial Times que destaca a persistência dos “riscos de um novo empréstimo de resgate” após mais uma nega do Tribunal Constitucional (TC).

Para a publicação, a decisão dos juízes do Palácio Ratton traduzem-se num “sinal verde para a subida dos juros portugueses” e para a “necessidade de aumentar impostos”. Mais, o jornal financeiro deixa o aviso: “tendo em conta que o país já saiu do programa oficial de resgate, ainda existem riscos de um novo pacote de empréstimos financeiro”.

Esta reprovação do Constitucional poderá deixar, mais uma vez, os credores internacionais (União Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu) com um pé atrás em relação à economia nacional.

“Os seus credores internacionais não vão aprovar a tranche final de 3,5 mil milhões até que o Governo crie alternativas credíveis às medidas chumbadas pelo tribunal”, frisa.

Uma das formas de contornar o novo buraco, defendem especialistas ouvidos pela publicação, passa por aumentar o IVA ou aplicar uma taxa especial sobre o subsídio de férias e Natal dos funcionários públicos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório