Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Juros da dívida a subir em todos os prazos

Os juros da dívida de Portugal estavam hoje a subir em todos os prazos em relação a quinta-feira, bem como os de Itália e Espanha.

Juros da dívida a subir em todos os prazos
Notícias ao Minuto

09:25 - 30/05/14 por Lusa

Economia Mercado

Às 8h40 de hoje, os juros a 10 anos estavam a 3,631%, depois de terem terminado a 3,604% na quinta-feira e de terem descido a 8 de maio até aos 3,460%, um mínimo desde fevereiro de 2006.

A cinco anos, os juros também estavam a subir para 2,585%, contra 2,558% do encerramento de quinta-feira e o mínimo de sempre de 2,274% a 8 de maio.

No prazo de dois anos, os juros da dívida estavam a subir para 1,118%, depois de terem fechado a 1,104% na quinta-feira e de terem descido a 8 de maio até ao mínimo de sempre de 1,047%.

A 17 de maio, Portugal abandonou oficialmente o plano de ajustamento sem qualquer programa cautelar, depois de o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, ter anunciado a "saída limpa" a 04 de maio, numa comunicação ao país transmitida pelas televisões.

O programa de ajustamento solicitado à 'troika' (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional), no valor de 78 mil milhões de euros, esteve em vigor durante cerca de três anos.

Os juros da dívida soberana da Irlanda estavam hoje a descer a dois e cinco anos e a subir a dez anos.

Dublin terminou oficialmente, a 15 de dezembro passado, o programa de ajustamento solicitado em 2010 à União Europeia e ao Fundo Monetário Internacional (FMI), no valor de 85 mil milhões de euros.

Os juros da Itália e de Espanha estavam a subir em todos os prazos.

Os juros da dívida da Grécia a 10 anos, o único prazo disponível daquele país, também estavam a subir.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório