Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Alemanha quer ter mais peso na supervisão bancária europeia

Os grandes países devem ter mais peso que os outros na futura supervisão bancária europeia, que deve ser dirigida pelo Banco Central Europeu (BCE), afirmou esta segunda-feira o presidente do banco central alemão, Jens Weidmann.

Alemanha quer ter mais peso na supervisão bancária europeia
Notícias ao Minuto

21:49 - 19/11/12 por Lusa

Economia União Europeia

"Como as decisões [do órgão de supervisão bancária] podem implicar custos orçamentais, seria lógico um equilíbrio dos votos, por exemplo, em função das participações no capital" do BCE, disse Weidmann, durante um discurso num congresso de financeiros, realizado em Frankfurt, citado pela AFP.

No Conselho dos Governadores do BCE, integrado por seis membros do seu directório e pelos governadores dos 17 bancos centrais dos países que estão na Zona Euro, cada voto tem o mesmo peso nas questões de política monetária, qualquer que seja a participação no capital do BCE do Estado representado.

As decisões porém são ponderadas, em função do peso económico de cada Estado, quando se trata de decisões em matéria de capital.

Se fosse aceite, a proposta de Weidmann daria à Alemanha o maior peso no seio da futura supervisão bancária europeia, uma vez que, através do Bundesbank, representa 18,94% do BCE.

A segunda participação mais importante é a da França, com 14,22%, seguida pela Itália, com 12,49%. A posição portuguesa é de 1,75%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório