Mercado de entretenimento salvo pelos livros

O setor do entretenimento é um dos mais afetados com a crise, refere o jornal Público, sendo os livros aqueles que melhor têm aguentado as quebras neste mercado.

--

©

Notícias Ao Minuto
17/05/2014 09:47 ‧ 17/05/2014 por Notícias Ao Minuto

Economia

Análise

O mercado de entretenimento encolheu 12% em 2013, revela hoje o jornal Público. Nesta área, são os livros que continuam a sustentar o setor, representando mais de metade do número de vendas registadas.

Segundo um estudo da GfK, apesar da venda de livros em Portugal ter registado uma queda de 1% no ano passado, este é setor de entretenimento que menos se ressentiu, apresentando um lucro de 147 milhões de euros.

Já a música, os filmes e os videojogos apresentam quedas superiores a 2012 que chegam aos 13% (17 milhões), 15% (23 milhões) e 16%, respetivamente.

Os videojogos são o setor que apresenta maior queda, mesmo com o lançamento da Playstation 4, a mais recente consola da Sony, este ano.

Já os livros conseguiram ganhar terreno nos gastos dos consumidores, representando 55% da faturação total daquelas quatro áreas de entretenimento. Embora o sector esteja a ser marcado pela diminuição do número de livros editados e pela redução de editoras, a venda de livros em supermercados tem aumentado.

O mesmo estudo refere que um terço das pessoas lê livros e 6% fazem-no em formato digital. Cinco horas é o tempo médio de leitura semanal, escreve o Público.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas