Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Mais de metade da frota da CP está parada

O relatório e contas da CP- Comboios de Portugal, referente ao exercício de 2013, indica que das 905 locomotivas e carruagens, apenas 426 foram afetas “ao parque ativo”, enquanto as restantes, cerca de metade, estão fora do serviço comercial ou são usadas apenas “em serviços pontuais”.

Mais de metade da frota da CP está parada
Notícias ao Minuto

14:42 - 14/05/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Empresas

“À data de 31 de dezembro de 2013, o parque de material motor [locomotivas] e rebocado [carruagens da CP] era constituído por 915 unidades” mas “destas [apenas] 426 unidades encontravam-se afetas ao parque ativo”, lê-se no relatório e contas da CP relativo ao ano passado.

Porém, “382 unidades integravam o parque de material inoperacional e 107 unidades são material de utilização pontual, do comboio histórico, do comboio socorro ou encontram-se cedidas à Fundação Nacional do Museu Ferroviário”, ou seja, cerca de metade da frota, esclarece o documento.

Relativamente, ao parque ativo de material circulante, em serviço comercial na CP (passageiros) e na participada CP Carga (mercadorias), era composto por 186 automotoras elétricas, 49 automotoras diesel, 52 locomotivas elétricas, 38 locomotivas diesel e 101 carruagens.

A empresa liderada por Manuel Queiró refere ainda que no ano passado, “a CP continuou a otimizar a utilização do parque de material circulante e das suas componentes estratégicas e a promover a realização de estudos nos domínios da manutenção e reparação dos sistemas e equipamentos, tendo em conta os últimos desenvolvimentos tecnológicos”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório