Carga fiscal sobre famílias lusas foi a mais elevada da Europa

De acordo com uma notícia publicada esta terça-feira pelo Jornal de Negócios, o aumento dos impostos sobre as famílias portuguesas foi o mais elevado dos países comunitários realizado de uma só vez, se considerado apenas a transição do ano de 2012 para 2013.

--

©

Notícias Ao Minuto
06/05/2014 08:08 ‧ 06/05/2014 por Notícias Ao Minuto

Economia

Resgate

O “enorme aumento de impostos” antecipado por Vítor Gaspar em 2012, aquando da apresentação do Orçamento do Estado, foi o mais elevado registado num ano na Europa. Em termos globais, entre 2010 e 2013, quando considerado o conjunto dos países europeus, Portugal encontra-se no terceiro lugar, só sendo ultrapassado pela Irlanda e Estónia.

Os dados apresentados foram apurados pela Ameco, organismo da Comissão Europeia, e traduzem um aumento da receita fiscal, de 2012 para 2013, de 24%, o maior aumento registado na zona euro que apenas encontra paralelo em Dublin, que, neste particular, viu as suas receitas crescer 22%.

Este exponencial aumento de imposto foi, segundo explica o Jornal de Negócios, conseguido através da redução dos escalões de IRS, os cortes nas deduções à colecta e pela repescagem da sobretaxa de IRS.

O agravamento da carga fiscal foi tão elevado que para um contribuinte com uma remuneração média mensal de 2.000 euros a perda de rendimentos, só considerando o aumento do IRS, chegou a atingir um salário por ano. 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas