Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Têxteis e confeção 'alimentam' aumento das exportações para Espanha

O setor têxtil e de confeção foi o principal responsável pelo aumento de 6,1% nas exportações portuguesas para Espanha nos primeiros dois meses do ano, período em que as vendas espanholas a Portugal cresceram 12,1%.

Têxteis e confeção 'alimentam' aumento das exportações para Espanha
Notícias ao Minuto

10:06 - 05/05/14 por Lusa

Economia Notícias

Dados do ministério espanhol da Economia e Competitividade referem que as exportações portuguesas para Espanha referentes a janeiro e fevereiro valeram 1.546 milhões de euros, subindo 6,1%, cerca de metade do crescimento das exportações de Espanha para Portugal.

As vendas de Espanha a Portugal nos dois primeiros meses do ano totalizaram 2.734 milhões de euros, um crescimento de 12,1% em relação ao período homólogo do ano passado.

Numa análise remetida à Lusa, a delegação do AICEP em Madrid destaca que nos primeiros meses do ano caiu ligeiramente (-0,2%) a exportação de petróleo e derivados para Espanha, reduzindo assim o peso de um setor que representou em 2013 65% do aumento das vendas a Espanha.

Em concreto no que se refere a fevereiro, último mês de que há dados globais disponíveis, as vendas a Espanha cresceram 1,8% e as exportações para Portugal aumentaram 17,6%, em grande parte devido ao setor automóvel.

Entre os principais produtos exportados por Portugal destaca-se o setor de manufaturas de consumo (inclui têxteis e confeção, calçado, brinquedos, joalharia, artigos de cabedal, olaria e outros produtos de consumo) que aumentaram 15,4% (mais 34 milhões de euros), representando já 17,6% do total.

O setor automóvel cresceu 17,1% para 10,8% do total, os produtos alimentares cresceram 7,5% para 17,4% do total e os produtos semitransformados aumentaram 5,3% para 22,7% do total.

Nos primeiros dois meses de 2014, os principais clientes foram a Galiza (18,9% do total), Madrid (16,7%), Catalunha (15,6%) e Andaluzia (9,5%).

Por seu lado, os principais fornecedores de Portugal, foram as Comunidades da Catalunha (23% do total), Madrid (18%), Galiza (13,6%) e Andaluzia (12,1%).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório