Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Efromovich garante que a sua nacionalidade não impede compra da TAP

O presidente da Synergy Aerospace, German Efromovich, afirmou esta quinta-feira que tem o "direito adquirido de ser polaco", situação que está a regularizar e, por isso, não há nenhum impedimento à compra de 100% da TAP.

Efromovich garante que a sua nacionalidade não impede compra da TAP
Notícias ao Minuto

18:35 - 15/11/12 por Lusa

Economia Declarações

"Não é preciso sequer iniciar um processo de nacionalização. Tenho o direito adquirido de ser polaco e estou a regularizar a situação, que é a confirmação de um direito", defendeu o empresário, em conferência de imprensa, em Lisboa.

Questionado pelos jornalistas sobre o impedimento regulatório de aquisição da companhia aérea portuguesa por empresas não europeias, German Efromovich garantiu que "não existe nenhum conflito com o órgão regulador europeu", tendo em conta este direito.

"Vários países da Europa, depois da 2.ª Grande Guerra, decidiram reconhecer a nacionalidade não só dos seus cidadãos, mas até duas gerações de descendentes", explicou, uma situação em que o presidente da Synergy Aerospace se enquadra por ser filho de pais polacos.

Assim, declarou, "para efeito regulatório, o impedimento é zero", referindo-se à lei comunitária que impediria a 'holding' da aviação de adquirir a totalidade do capital da TAP.

Para a aquisição da TAP, negócio sobre o qual, admitiu, estar "optimista", está a ser criada uma empresa - Synergy Europa - com sede no Luxemburgo.

German Efromovich - presidente da única empresa candidata à compra da transportadora - integrou a comitiva da visita oficial do Presidente da Colômbia a Portugal, numa altura em que o grupo Synergy Aerospace está a analisar os dossiês da TAP para avançar com a proposta final para a aquisição da companhia aérea de bandeira, que tem que ser entregue até 7 de Dezembro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório