Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Governo promete, não cumpre e aumenta impostos

O Governo apresentou ontem o Documento de Estratégia Orçamental que implica um aumento nos impostos, algo que o Executivo tinha assegurado que não ia acontecer. “Não acredito que o país aguente mais impostos” ou “não haverá aumento de impostos em 2015” foram algumas das frases que marcaram os últimos meses e que foram ontem contrariadas, escreve o jornal i.

Governo promete, não cumpre e aumenta impostos
Notícias ao Minuto

08:13 - 01/05/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Impostos

O objetivo do aumento do IVA e da TSU (taxa social única) é o de financiar em 40% as pensões, explicou o ministro Pedro Mota Soares, referindo que este foi o “caminho” mostrado pelo Tribunal Constitucional.

“Sabíamos que tínhamos de substituir a CES e o Constitucional indicou um caminho. Era preciso distribuir o esforço”, sublinhou ontem o ministro.

Estas declarações surgiram após a apresentação do Documento de Estratégia Orçamental que prevê um aumento do IVA e da TSU, isto mesmo depois de Passos Coelho ter admitido que não acreditava ser possível o país suportar um novo aumento de impostos.

“Não acredito que o país aguente mais impostos”, disse o primeiro-ministro no verão do ano passado.

Mas não foi o único a garantir o que não foi concretizado.

Em meados de abril, o ministro da Presidência garantiu que “não haverá mais aumento de impostos”, uma ideia sustentada pela ministra das Finanças que assegurou que “as medidas duradouras não implicam sacrifícios adicionais”, relembra hoje o jornal i.

A verdade é que os aumentos vão mesmo aumentar. A taxa mais elevada do IVA vai subir dos 23% para os 23, 25%, o que deverá concretizar-se num impacto de 0,2% nos preços dos produtos.

Já a taxa social única vai subir 1,8%, o que vai significar uma diminuição de 0,22% no salário líquido dos trabalhadores.

Estes aumentos deverão render ao Estado 250 milhões de euros, valor que será utilizado para compensar o final da contribuição extraordinária de solidariedade.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório