"União Europeia desaparece se não for reformada"

O economista João Ferreira do Amaral considera que “a União Europeia desaparece se não for reformada” e que “a moeda única e as instituições orçamentais não estão apropriadas às diversas zonas da União”, como afirmou em entrevista ao Expresso.

--

©

Notícias Ao Minuto
25/04/2014 09:00 ‧ 25/04/2014 por Notícias Ao Minuto

Economia

Ferreira do Amaral

“Estou convencido de que se a União Europeia não se reformar desaparecerá, porque não é possível sustentar muito tempo um espaço com baixo crescimento económico permanente, desemprego muito elevado e insatisfação geral dos povos”, afirmou, em entrevista ao Expresso, João Ferreira do Amaral.

O economista considera que “tradicionalmente, a grande ameaça [à independência de Portugal] era Espanha. Neste momento, é a União Europeia, porque as transferências de soberania têm sido de tal ordem que Portugal e os países mais pequenos não têm instrumentos para lidar com as consequências da globalização”.

Na perspetiva do homem que há muito se manifesta contra a união monetária, a única forma de corrigir a enorme fatura na Europa entre países do Norte e do Sul é “retirar o domínio monetário e orçamental que as instituições monetárias exercem”.

“Devido à moeda única, investimos basicamente em setores protegidos da concorrência externa e temos agora uma estrutura económica que precisa de uma enorme reformulação”, frisou.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas