Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Trabalhadores da Amarsul avançam com dois dias de greve

Trabalhadores da empresa Amarsul vão cumprir dois dias de greve de 24 horas a 30 de abril e 02 de maio, contra a privatização da empresa, anunciou hoje a União de Sindicatos de Setúbal.

Trabalhadores da Amarsul avançam com dois dias de greve
Notícias ao Minuto

18:51 - 24/04/14 por Lusa

Economia Setúbal

A Amarsul foi constituída em 1997, tendo-lhe sido atribuída a concessão de exploração e gestão do Sistema Multimunicipal de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos da Margem Sul do Tejo, por um período de 25 anos.

O capital social da Amarsul pertence em 51% à Empresa Geral de Fomento (EGF) e em 49% aos municípios inseridos na sua área de atuação: Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal.

"Com a privatização da Amarsul/EGF, para além dos 3,5 milhões de euros deixarem de entrar nos cofres do Estado, serão as populações que passam a pagar mais pelo tratamento dos resíduos sólidos urbanos, taxa esta que vem habitualmente incluída na fatura da água", refere a informação divulgada pela união sindical.

A união refere ainda que serão os "grandes grupos económicos e financeiros" a beneficiar da privatização, considerando que "compram por tostões, obtendo um negócio de milhões".

Os nove municípios acionistas da Amarsul manifestaram-se contra a privatização dos serviços públicos de resíduos e contra a privatização da empresa pública Empresa Geral de Fomento (EGF), já promulgada pelo Presidente da República, anunciando que vão avançar para os tribunais e para outras ações de luta na rua.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório