Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Desemprego é "principal praga" na economia europeia

O presidente da Comissão Europeia (CE), Durão Barroso, disse hoje em Cantanhede, Coimbra, que o desemprego é a "principal praga" na economia europeia e assume "níveis inaceitáveis" em Portugal e noutros países europeus.

Desemprego é "principal praga" na economia europeia
Notícias ao Minuto

17:11 - 24/04/14 por Lusa

Economia Durão Barroso

Discursando numa sessão na autarquia local, após ter recebido a medalha de ouro do município, Durão Barroso aludiu aos mais de 351 mil milhões de euros disponíveis, a nível global na União Europeia, no próximo quadro comunitário, para ajudar ao crescimento das economias e à promoção do emprego.

"Esta é a principal praga que temos hoje na economia europeia, o desemprego. E este desemprego, em Portugal e noutros países europeus, não em todos porque houve diferença de políticas, assume níveis inaceitáveis", afirmou Durão Barroso.

O presidente da CE frisou que a prioridade, hoje, na Europa, e também em Portugal passa por "mobilizar todos os instrumentos possíveis para voltar a um crescimento sustentável".

"Não nos deixemos distrair em relação aos objetivos principais, crescimento e emprego", sustentou Durão Barroso, lembrando que Portugal e outros países, por causa dos "desequilíbrios acumulados" ao longo de muitos anos "não terão margem, sozinhos, para fazer investimento público" sem fundos europeus.

"O investimento público que vem da Europa é o essencial nos próximos anos. Se não for bem aplicado é uma oportunidade que é desperdiçada", avisou.

Segundo Durão Barroso, Portugal poderá receber cerca de 25 mil milhões de euros de fundos estruturais no próximo quadro 2014/2020 e, apesar de ter ressalvado que o acordo de parceria ainda está a ser negociado entre as autoridades portuguesas e a União Europeia, anunciou que o programa operacional para a Região Centro deverá ter uma dotação total de 2,7 mil milhões de euros "mais 600 milhões de euros do que no período anterior".

Definiu, a esse propósito o apoio dos fundos estruturais às regiões como "solidariedade europeia".

"Sei bem que por causa das dificuldades que o país tem vindo a conhecer, hoje em dia não se associa União Europeia a solidariedade, mas isso não é justo", argumentou.

O presidente da Comissão Europeia inaugura hoje em Cantanhede, no Biocant Park, o "UC Biotech", edifício da Universidade de Coimbra que reúne investigadores na área da biotecnologia.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório