Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Auditoria revela desvio de 10 milhões de dólares na Petrobras

Uma auditoria realizada pela Petrobras constatou o desvio de 10 milhões de dólares (7,24 milhões de euros) na refinaria de Pasadena, no Texas, informou hoje a imprensa brasileira.

Auditoria revela desvio de 10 milhões de dólares na Petrobras
Notícias ao Minuto

15:40 - 24/04/14 por Lusa

Economia Texas

De acordo com o relatório da auditoria, divulgado pelo diário local "O Globo", a verba foi desviada em fevereiro de 2010, apenas com uma autorização verbal, sem registos documentais.

Na avaliação, a auditoria realça que a falta de documentação "prejudica o controlo e acompanhamento de transações" e recorda que a autorização verbal informada não está de acordo com as normas internas da companhia.

O valor foi sacado da conta da refinaria por uma corretora, a MF Global, que entrou com pedido de falência em 2011.

Na ocasião do saque, o controle da refinaria ainda era dividido entre a Petrobras e a belga Astra Oil, que acabou por sair do negócio, vendendo a sua participação de 50% à sócia brasileira, conforme previsto em contrato.

A compra de Pasadena pela Petrobras, que entrou inicialmente no negócio com 50 por cento, em 2006, e acabou por adquirir o restante de sua ex-sócia em 2012, desembolsando um total de 1,2 mil milhões de dólares (870 milhões de euros) está a ser investigada atualmente no Brasil, por suspeita de evasão de divisas.

Na noite de quarta-feira, o Supremo Tribunal Federal brasileiro autorizou a abertura imediata de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as denúncias de irregularidades na compra de Pasadena.

Atualmente, a transação já está a ser apurada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), Polícia Federal e Controladoria Geral da União (CGU).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório