Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

"Enorme aumento de impostos" explica êxito orçamental

Tal como avançado ontem no Boletim de Primavera do Banco de Portugal, o sucesso das contas públicas no final de 2013, que ficaram um ponto percentual abaixo do estabelecido pela troika para esse ano, deveu-se, sobretudo, a fatores relacionados com um aumento da carga fiscal, explica esta quinta-feira o Jornal de Negócios.

"Enorme aumento de impostos" explica êxito orçamental
Notícias ao Minuto

09:17 - 24/04/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Notícias

“O esforço de consolidação orçamental resultou de um aumento da carga fiscal, em particular da tributação sobre as famílias, que mais do que compensou o impacto sobre a despesa da reposição dos subsídios de férias e de natal dos funcionários públicos”, refere o boletim económico do BdP.

No mesmo documento, explica-se que o défice em 2013 se fixou, no final do ano, segundo dados do Governo, nos 4,9%, valor 1% menor do que o objetivo estabelecido pela troika. Neste particular, elucida o BdP que o bom resultado foi garantido pelas mexidas na taxa de IRS.

“O comportamento dos impostos sobre o rendimento das famílias contribuiu decisivamente para esta evolução, em larga medida em resultado das alterações da tributação em sede de IRS”, pode ler-se no documento ontem divulgado pelo Banco Central Português.

Relembre-se que no Orçamento do Estado para 2013 o Executivo português decidiu um conjunto de alterações de elevado impacto orçamental, tal como a redução do número de escalões de IRS e a introdução de uma sobretaxa de 3,5% para rendimentos acima do salário mínimo, ideia que ficou celebrizada na frase de Vítor Gaspar, o então ministro das Finanças, que avisou, à data, que os portugueses iriam ser alvo de "um enorme aumento de impostos".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório