Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

"O FMI é como a moeda, tem duas caras", diz Bagão Félix

O antigo ministro das Finanças, Bagão Félix, disse hoje no seu habitual comentário na antena da SIC Notícias, que o FMI “tem duas caras: a boa e a má”, lembrando também, ao referir-se aos dados da execução orçamental, que é suposto que a Segurança Social seja uma espécie de “almofada de segurança” para as pessoas, o que “não se está a verificar neste Orçamento do Estado”.

"O FMI é como a moeda, tem duas caras", diz Bagão Félix
Notícias ao Minuto

22:45 - 23/04/14 por Patrícia Martins Carvalho

Economia Comentário

Para Bagão Félix o “FMI é como a moeda, tem duas caras: a boa e a má”. Segundo o antigo ministro das Finanças, a “cara boa é a senhora Lagarde que diz que há que conciliar a austeridade com o crescimento”. E a cara má são os “altos funcionários que dizem em parte o contrário”.

Na opinião do social-democrata, “as reformas estruturais têm de ser aprofundadas”, contudo, critica o facto de a “insistência ser sempre na reforma laboral”.

“A reforma laboral é importante mas não decisiva”, assegurou, explicando que os “custos salariais não ultrapassam os 30%”. A questão prende-se com a atitude do Governo.

“No meu entender, o próprio Governo deixou evidenciar ou especular sobre a ideia de fazer uma transação entre o aumento do salário mínimo e a alteração de algumas leis laborais”, afirmou.

Bagão Félix alertou que “uma coisa não tem nada a ver com a outra” e assegurou: “É perigoso fazer esta troca. Estamos a falar de pessoas”.

Ao analisar os dados da execução orçamental, divulgados hoje pela Direção-geral do Orçamento, Bagão Félix criticou a redução da despesa com as prestações sociais pois, lembrou, “é suposto que a Segurança Social funcione como almofada de segurança para as situações mais vulneráveis” o que em “algumas rubricas” do Orçamento tal não se verifica.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório