Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Portugueses recuperam expectativas económicas de 2009

De acordo com o estudo 'Consumer Climate Europe' da GfK, divulgado esta quarta-feira, as expectativas económicas dos portugueses relativamente a uma possível retoma económica registam agora o melhor resultado desde outubro de 2009.

Portugueses recuperam expectativas económicas de 2009
Notícias ao Minuto

13:51 - 23/04/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Estudo

O indicador que avalia a expectativa dos portugueses face a um possível cenário de retoma económica registou, segundo um estudo divulgado esta quarta-feira, uma significativa melhoria, encontrando-se agora próximo dos valores apurados em 2009, ainda antes da grave crise económica e financeira ter motivado um pedido de assistência às entidades internacionais.

Em termos de expectativas económicas, o valor apurado pela empresa de estudos de mercado foi de -2 pontos, valor que só encontra paralelo, segundo os dados agora divulgados, em outubro de 2009. No final do ano passado, este indicador registava -12,4 pontos, sendo que, um ano antes, as expectativas dos consumidores lusos eram ainda mais pessimistas, sendo que se assinalava um valor de -43,4 pontos.

Quanto à esperança de melhoria do rendimento disponível, os consumidores lusos mantém-se renitentes em perspetivar melhorias, registando neste particular um valor negativo de -23 pontos, o mesmo que registado em dezembro último mas substancialmente melhor que o valor apurado em março de 2013, quando se verificavam -50,8 pontos.

Noutro ponto, onde se analisa a predisposição dos consumidores para consumir, será de mencionar que se registou um retrocesso, fixando-se este indicador nos 33 pontos negativos, perspetiva que piorou seis pontos relativamente ao final do ano de 2013. Em março do ano passado, este indicador registava -44,7 pontos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório