Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Saiba em que bancos compensa amortizar antes do fim do prazo

Um estudo da Deco, publicado hoje na revista Dinheiro & Direitos, conclui que são sete os bancos nacionais onde compensa antecipar a amortização de um empréstimo.

Saiba em que bancos compensa amortizar antes do fim do prazo
Notícias ao Minuto

14:27 - 23/04/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Crédito

A Deco debruçou-se sobre a amortização de créditos antes do fim do prazo definido no momento do empréstimo. A Associação de Defesa do Consumidor identificou os bancos em que é preferível antecipar amortizações, revela o Diário Económico.

Ao nível do crédito à habitação, o estudo inclui Banco BIC, Banco Popular, Millenium bcp, Montepio e Crédito Agrícola na lista de instituições onde esta escolha é mais vantajosa.

Ao nível do crédito automóvel, ALD e ‘leasing’, repetem-se o Crédito Agrícola e Millenium bcp e juntam-se ainda o BPI e o Santander Totta.

As alterações à lei mudaram este contexto desde 2007, para o crédito À habitação, e 2009, para os restantes. No crédito à habitação, não podem exigir mais do que 0,5% ou 2% do valor da amortização, consoante o empréstimo seja de taxa fixa ou variável, recorda o Diário Económico.

Ao nível dos créditos de consumo (onde se inclui o crédito automóvel), o limite é de 0,5% (0,25% se amortização ocorrer no último ano de contrato). Isto quando a taxa é fixa, já que, no caso de ser variável, nada pode ser cobrado.

Paralelamente à publicação do estudo, a Deco decidiu também entregar uma carta ao Banco de Portugal e às bancadas parlamentares, realçando as conclusões do estudo, e onde defende que a emissão de declarações – tanto de crédito como de quitação de dívida – seja gratuita.

A associação dos consumidores reivindica ainda uma uniformização nos impostos aplicados às comissões, já que alguns bancos cobram IVA (com taxa a 23%) enquanto outros optam por imposto de selo (4%).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório