Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

IMI deverá levar a vaga de aumentos nas rendas

A nova fatura do IMI deverá levar senhorios que ainda não o tenham feito, a avançar agora com aumentos das rendas, adianta o Jornal de Negócios.

IMI deverá levar a vaga de aumentos nas rendas
Notícias ao Minuto

09:23 - 22/04/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Habitação

Cerca de ano e meio após a entrada em vigor da lei, senhorios e inquilinos continuam a ter que fazer novas contas, no que às rendas diz respeito. Entretanto, já terão sido apresentados mais de 50 mil pedidos de comprovativo do Rendimento Anual Bruto Corrigido (RABC).

Estes pedidos pelo RABC têm servido de comprovativo de carências financeiras e são uma das poucas ferramentas de inquilinos que viram aumentar de forma abrupta a sua renda.

Citando Luís Menezes Leitão, presidente da Associação Lisbonense de Proprietários, o Jornal de Negócios adianta que, no total, já terão sido atualizadas um terço das 255 mil rendas antigas, contabilizadas no último Censo.

A expectativa, no entanto, é que possa haver nova vaga de aumentos entre os senhorios que ainda não tenham atualizado as rendas. O mês de abril, altura em que se paga o IMI, deverá chamar a atenção de senhorios para o aumento que se tem verificado no imposto, o que deverá provocar o subsequente aumento das rendas.

Satisfeito com o processo de liberalização em curso no mercado de arrendamento, Menezes Leitão admite que há, ainda assim, arestas por limar. No entanto, da parte da Associação de Inquilinos Lisbonense, pela voz do presidente Romão Lavadinho, chega a crítica de que o “Governo ultrapassou largamente o que era pedido”, cita o Jornal de Negócios.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório