Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Sorteio do Fisco 'esquiva-se' a regulação da Inspeção de Jogos

Muito se tem discorrido acerca da ‘Fatura da Sorte’ e das suas mais variadas implicações. E a polémica em torno do sorteio do Fisco parece ainda não se ter esgotado. Desta feita, quem se insurge é a Inspeção de Jogos, que contesta a composição do júri do concurso e o facto de, ao invés de um auditor independente, ser uma funcionária das Finanças que tem a cargo a fiscalização do sorteio.

Sorteio do Fisco 'esquiva-se' a regulação da Inspeção de Jogos
Notícias ao Minuto

08:48 - 21/04/14 por Notícias Ao Minuto

Economia 'Fatura da sorte'

Será o Ministério das Finanças “juiz em causa própria”? Aos olhos da Associação dos Inspetores de Jogos não há dúvidas de que sim, acusando o sorteio lançado pelo Fisco, o já famoso ‘Fatura da Sorte’, de falta de transparência, avança a edição desta segunda-feira do Diário de Notícias, que teve acesso a uma missiva que a entidade endereçou à tutela.

Em causa, indica a mesma publicação, está o facto de ser o próprio ministério a promover, gerir, resolver as eventuais reclamações, bem como a fiscalizar o concurso.

Refira-se, a este propósito, que é uma funcionária das Finanças a ter a cargo esta tarefa, vestindo, assim, a pele de um suposto auditor independente.

O ministério de Maria Luís Albuquerque argumenta, porém, que não se tratando de um jogo de fortuna ou azar, “uma vez que não respeita a um jogo a dinheiro”, o sorteio não necessita de estar sujeito à monitorização da Inspeção de Jogos.

Todavia, não é isso que a Lei prescreve. De acordo com o decreto-lei n.º 422/89 de 2 de dezembro, citado pelo Diário de Notícias, “jogos de fortuna ou azar são aqueles cujo resultado é contingente por assentar exclusiva ou fundamentalmente na sorte”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório