Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Governo bate-se por cautelar... mas mais suave

Segundo relata esta segunda-feira o Diário Económico, o Governo português terá requerido a Bruxelas um programa cautelar suave para período pós-troika, justificando o seu pedido com os indicadores positivos que a economia portuguesa tem vindo a verificar nos últimos meses.

Governo bate-se por cautelar... mas mais suave
Notícias ao Minuto

07:41 - 21/04/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Pós-troika

O Executivo liderado por Pedro Passos Coelho terá pedido, segundo relata o Diário Económico, um programa cautelar mais suave do que inicialmente previsto, isto numa altura em que subsistem fortes dúvidas relativamente a qual seria a melhor opção para a economia portuguesa.

De acordo com esta publicação, existem também dentro do Governo várias vozes dissonantes relativamente à melhor forma de abordar o período após a saída da troika, sendo que Paulo Portas será a favor de uma saída limpa e a ministra das Finanças, Maria Luísa Albuquerque, contra esta opção, preferindo um programa cautelar que assegure o financiamento da República da Portuguesa.

Porém, como referido na notícia avançada pelo Diário Económico, a recuperação económica verificada nos últimos meses a nível interno tem permitido ao Governo luso alguma margem de manobra junto de Bruxelas, sendo que, todavia, dentro dos responsáveis da zona euro existem vozes, nomeadamente por parte da Áustria e da Finlândia, que se opõem fortemente à continuidade de um apoio europeu.

Neste sentido, o elevado endividamento externo e dívida pública mantêm uma forte possibilidade de que Portugal não beneficie de condições mais suaves no período após a saída da troika.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório