Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

Bancos podem ter manipulado até cotação de ouro

A cotação de ouro em Londres pode ter sido manipulada num esforço conjunto dos cinco bancos que supervisionam essa taxa, avança o Diário Económico.

Bancos podem ter manipulado até cotação de ouro
Notícias ao Minuto

21:45 - 19/04/14 por Notícias ao Minuto

Economia Londres

Um estudo da autoria de Rosa Abrantes, da Universidade de Nova Iorque, e de Albert Metz, um director na Moodys, parece indicar que os bancos podem ter vindo a manipular, nos últimos 10 anos, a cotação de ouro em Londres, noticia o Diário Económico.

No documento constatam-se alterações aos padrões comerciais por volta das três da tarde, quando a correção é definida numa conferência privada entre os cinco maiores comerciantes de ouro.

A cotação de ouro é a referência utilizada por joalheiros e bancos centrais para valorizar o metal.

"A estrutura da referência da cotação é vulnerável à manipulação e os dados empíricos apontam para a artificialidade do preço", defendem no estudo, acrescentando que “é provável que haja cooperação entre os participantes” na elaboração da cotação de referência.

Ou seja, suspeita-se que os cinco bancos que supervisionam a taxa centenária - Barclays, Deutsche Bank, Bank of Nova Scotia, HSBC e Societé Generale – podem ter trabalhado em conjunto para manipular a taxa.

Não há comentários por parte das instituições referidas, já debaixo de fogo devido a processos relacionados com as taxas de juro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório