Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

SINTAC diz que greve na SATA tem adesão superior a 90% e provoca alguns atrasos

O Sindicato Nacional da Aviação Civil (SINTAC) diz que a greve que convocou para a SATA arrancou hoje com uma adesão de entre 90 e 95%, provocando atrasos de até uma hora em diversos serviços.

SINTAC diz que greve na SATA tem adesão superior a 90% e provoca alguns atrasos
Notícias ao Minuto

16:11 - 17/04/14 por Lusa

Economia Aviação

Segundo o dirigente do SINTAC Filipe Rocha, há atrasos entre meia hora e uma hora "nos vários serviços relacionados com a operação das aeronaves".

O sindicalista sublinhou que não se preveem cancelamentos de voos com esta greve às duas horas iniciais e finais de cada turno.

O objetivo da paralisação é provocar apenas "constrangimentos generalizados" para serem ouvidas as reivindicações dos trabalhadores de terra da companhia aérea dos Açores que integram o sindicato, afirmou.

Lembrando que a greve tem a duração de cerca de um mês, Filipe Rocha acrescentou que só a partir da próxima semana será possível fazer um balanço "mais fundamentado".

Fonte da SATA disse à Lusa que a greve do SINTAC não teve, até agora, impacto na operação da empresa, acrescentando que o grupo de trabalhadores afeto ao sindicato "é muito localizado", estando a maioria na ilha Terceira e os restantes em Santa Maria.

Os trabalhadores da SATA afetos ao SINTAC iniciaram hoje uma greve, que termina a 15 de maio, às duas horas iniciais e finais dos seus turnos.

Os associados do SINTAC representam entre 20 e 30% dos trabalhadores de terra da companhia aérea dos Açores.

Estes trabalhadores reivindicam a reposição de carreiras que dizem terem regredido com cortes salariais apenas para quem está afeto ao SINTAC.

Segundo Filipe Rocha, "há trabalhadores a perderem ainda muito dinheiro, não devido aos cortes impostos pelo Orçamento do Estado de 2013, mas derivado de uma ação" que entende "ser um castigo" devido ao facto de os trabalhadores terem mudado de sindicato.

"Queremos que seja reposta por parte da SATA a legalidade para com estes trabalhadores", referiu Filipe Rocha.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório