Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

"Hostilizar capital e sua rentabilidade é hostilizar também o investimento"

Vitor Bento considera que é um erro se o país centrar a sua estratégia face à Europa na reestruturação da dívida. Conselheiro de estado considera que, ao invés, o principal problema do país passa por conseguir “taxas de crescimento que lhe assegurem a estabilidade financeira”.

"Hostilizar capital e sua rentabilidade é hostilizar também o investimento"
Notícias ao Minuto

08:41 - 16/04/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Vítor Bento

Na sua crónica desta semana no Diário Económico, o economista voltou a realçar que o país precisa de recuperar a sua competitividade, alertando que “hostilizar o capital, e a sua rentabilidade”, é também hostilizar o investimento.

Analisando o facto de a balança comercial da zona euro, em relação ao resto do mundo, estar tendencialmente equilibrada no início da crise, Vítor Bento referiu que isto que queria dizer que os défices de alguns Estados membros era compensado, aritmeticamente, pelos excedentes de outros estados membros.

Para o economista, o foco em relação aos parceiros europeus não deve portanto estar na reestruturação da dívida, mas na “política económica da zona euro (como um todo)”. A qual, considera, tem reprimido desnecessariamente a procura interna.

Vítor Bento considera que há “um ’loop’ adverso sobre os países periféricos”, que se veem obrigados a recuperar competitividade baixando custos internos, enquanto os países excedentários não fizeram o seu próprio ajustamento. Daí que este ‘loop’ possa ter um efeito contracionista em toda a zona euro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório