Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Novos cortes com outra taxa solidária na 'manga'

O novo modelo do cálculo de pensões poderá não vir sozinho. Segundo avança hoje o Jornal de Negócios, o Executivo está também a estudar a aplicação de uma taxa de solidariedade aos pensionistas. O objetivo é o de garantir a sustentabilidade do sistema, mas também uma solidariedade intergeracional e intrageracional.

Novos cortes com outra taxa solidária na 'manga'
Notícias ao Minuto

07:47 - 15/04/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Pensões

O novo método de cálculo das pensões pretende indexar o valor pago aos pensionistas a fatores como o crescimento da economia e a evolução demográfica. A ideia será discutida hoje no Conselho de Ministros e terá de ficar pronta até junho.

Mas, apurou o Jornal de Negócios, o Executivo está também a preparar uma espécie de fator solidário a aplicar às pensões. A ideia é contribuir para a sustentabilidade do sistema, mas também garantir uma solidariedade entre gerações.

Assim, se o ‘fator solidário’ for mesmo aplicado os cortes não serão homogéneos. Haverá uma diferença entre a contribuição de cada pensionista, tendo em conta os cortes que sofreu quando a pensão foi atribuída.

O Jornal de Negócios explica com um exemplo: os pensionistas que se reformaram depois de 2008 já estão a ser alvo do fator de sustentabilidade e, por isso, seriam mais poupados com estes novos cortes que iriam incidir em especial sobre os pensionistas que se reformaram antes de 2008 e que não sofreram quaisquer cortes relacionados com o aumento da esperança média de vida.

Apesar de o modelo em estudo estar a ser desenhado para todos os pensionistas, a verdade é que serão os antigos funcionários públicos a suportar os maiores encargos, já que, no entender do Governo liderado por Passos Coelho, é nesta área que se verifica uma maior diferença entre o que foi descontado e o que é recebido.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório