Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Aposta de Portugal no sistema dual de formação profissional destacada

O comissário europeu do Emprego, László Andor, destacou hoje a aposta de Portugal no sistema dual de formação profissional, considerando que dá "um ponto de partida mais adequado" aos jovens para "uma carreira e um emprego".

Aposta de Portugal no sistema dual de formação profissional destacada
Notícias ao Minuto

15:40 - 11/04/14 por Lusa

Economia László Andor

"Portugal está a implementar o sistema dual de formação, que dá um ponto de partida mais adequado aos jovens para que tenham uma carreira e um emprego decente, depois de terminarem a escola", afirmou.

O responsável europeu falava aos jornalistas no final de uma visita ao Centro de Emprego e Formação Profissional de Évora, do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Acompanhado pelo secretário de Estado do Emprego, Octávio de Oliveira, o comissário europeu com as pastas do emprego, assuntos sociais e inclusão passou por diversas salas, laboratórios e oficinas e contactou com vários formandos.

"Vi este excelente centro de formação vocacional e os jovens pareceram-me confiantes, independentemente da sua origem, quer tenham vindo da escola, do exército ou do desemprego", realçou.

O comissário László Andor referiu que o centro de formação dá aos formandos "competências para trabalharem na indústria no futuro", defendendo que "a atividade industrial é vital para esta região para garantir o regresso da prosperidade económica".

"O desemprego é um problema, em especial o desemprego jovem", reconheceu, salientando que os responsáveis europeus estão "muito preocupados com o alto nível do desemprego jovem".

"Por isso, avançámos com iniciativas como o [programa] Garantia Jovem", acrescentou.

O secretário de Estado do Emprego afirmou que o Centro de Emprego e Formação Profissional de Évora "é de referência do IEFP" e disse esperar que a aposta do Governo na formação profissional possa "ter uma tradução na diminuição da taxa de desemprego dos jovens".

"A visita foi toda ela na formação de caráter tecnológico e industrial, porque está em curso uma aposta do Governo na reindustrialização e na importância que têm que ter na economia os setores transacionáveis", frisou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório