Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Finlândia está a dificultar acesso de Portugal a programa cautelar

O Comissário Europeu para os assuntos económicos, Olli Rehn afirmou, esta quarta-feira, segundo noticia o Diário Económico, que a Finlândia estará a dificultar o acesso de Portugal a um programa cautelar, exigindo elevadas garantias financeiras.

Finlândia está a dificultar acesso de Portugal a programa cautelar
Notícias ao Minuto

14:31 - 09/04/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Olli Rehn

A exigência feita pelo Governo Finlandês para viabilizar um eventual programa cautelar a Portugal, após o fim do programa de resgate, estará a dificultar a decisão do Governo de Pedro Passos Coelho relativamente à possibilidade ou não de uma ‘saída limpa’, segundo noticia esta quarta-feira o Diário Económico no seu site.

"A exigência de colaterais por parte da Finlândia teve um impacto negativo na decisão tomada pela Irlanda e está a ter um impacto na ponderação de Portugal" para a saída do programa de assistência económica e financeira, afirmou hoje Olli Rehn.

Relembre-se que o comissário europeu para os assuntos económicos já expressou a sua opinião relativamente a este tema, afirmando que Portugal deveria pedir um programa cautelar, partindo do pressuposto de que "mais vale prevenir do que remediar".

"A Finlândia está a servir-se desta posição apenas para mostrar para dentro do país que está a ser rigoroso nas tomadas de decisão na Europa", argumentou o comissário europeu, deixando uma mensagem ao governo finlandês de que "é necessário saber escolher os assuntos em que há que ser intransigente e quando avançar", concluiu.

De salientar que o programa de assistência a Portugal terminará já em maio, mais precisamente no dia 17.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório