Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Engendra-se modelo que faz variar valor das pensões todos os anos

O Governo tem em mente um novo modelo de pagamento de pensões, a partir de 2015, que varia em função do dinheiro disponível, de acordo com o Jornal de Negócios. Só depois disso é que se implementará uma reforma estrutural dos sistemas de pensões.

Engendra-se modelo que faz variar valor das pensões todos os anos
Notícias ao Minuto

09:30 - 27/03/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Executivo

A partir de 2015, as pensões pagas aos contribuintes portugueses poderão variar, todos os anos, em função da saúde da economia do país.

A solução que o Governo está a tentar encontrar para contornar o carácter temporário da Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) passa por fazer depender o valor das pensões de uma série de indicadores que reflitam a sustentabilidade da Segurança Social.

Assim, num ano de crescimento, em que haja mais emprego, melhores salários e menos encargos com pensões, o valor destas pode registar uma subida. Pelo contrário, em anos de recessão, o montante a pagar pelas pensões deverá baixar, segundo garantiu fonte do Ministério das Finanças ao Jornal de Negócios.

O Executivo dá a esta proposta o nome de “fator de revalorização anual das pensões”, que, no fundo, consiste em fazer um “mix entre os fatores económicos e os fatores demográficos”.

Esta alternativa, que visa substituir a CES, resolvendo, pois, o problema colocado pelo Tribunal Constitucional a nível de transitoriedade, será aplicada antes da já anunciada reforma global do sistema de pensões, que, por sua vez, só deverá ser levada a cabo pelo próximo Governo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório