Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

"Não se pode garantir quando é que cortes serão restituídos"

O antigo ministro das Finanças considera que “será muito difícil” Portugal atingir os objetivos do défice para o próximo ano “sem que haja novos cortes a nível de despesa”. Teixeira dos Santos alertou por isso, na antena do Etv, que “não se pode dar por garantido que vai haver um momento” de reposição e restituição dos “cortes que entretanto foram introduzidos”.

"Não se pode garantir quando é que cortes serão restituídos"
Notícias ao Minuto

17:10 - 26/03/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Teixeira dos Santos

No programa ‘Conta Corrente’, que será transmitido esta noite na antena do Etv, o comentador habitual, o antigo ministro das Finanças Teixeira dos Santos, avisa que não pode “dar por garantido” qual o momento em que os cortes nos salários e pensões vão ser “repostos e restituídos”.

Explicando que “será muito difícil” Portugal atingir “o objetivo de 2015”, ou seja, “um défice de 2,5% do PIB, sem que haja novos cortes a nível de despesa e também algumas melhorias no domínio da receita”, Teixeira dos Santos sublinha que “o novo nível remuneratório”, que saiu dos cortes em vigor, vai ser “o ponto de partida para progressivas melhorias ao longo tempo, que vão depender da evolução da economia e das finanças públicas”.

Por esse motivo, prossegue, “não se pode dar por garantido que vai haver um momento no qual nós podemos repor e restituir - como ainda aqui há um ano ou dois anos -os cortes que entretanto foram introduzidos”.

Este esclarecimento do ex-governante socialista surge numa semana em que muito se tem falado sobre um novo corte na despesa entre 1,5 mil milhões e 1,7 mil milhões de euros, de acordo com Marques Mendes, e pode impedir quer o Governo, quer a oposição, de se comprometer com o regresso aos salários e pensões de 2011.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório