Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Nobel da Economia aconselha país a evitar "incertezas políticas"

Desafiado pela Rádio Renascença a comentar a situação económica de Portugal, o Nobel da Economia de 2013, Lars Peter Hansen, acredita que o país tem motivos para sorrir e que a sua principal preocupação deve ser afastar as incertezas politicas que geram nervosismo nos mercados.

Nobel da Economia aconselha país a evitar "incertezas políticas"
Notícias ao Minuto

10:34 - 26/03/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Lars Peter Hansen

Em entrevista à Renascença e ao Jornal de Negócios, o Nobel da Economia de 2013, Lars Peter Hansen, defende que o que Portugal mais precisa é de traçar um rumo credível para o país.

“A melhor maneira de enfrentar os mercados é encontrar formas de afastar as incertezas sobre as políticas futuras; manter essas incertezas moderadas ou eliminá-las o mais possível. O que gera nervosismo nos mercados é a preocupação de que as políticas possam ser revertidas e isso pode sair bastante caro”, afirma, pondo assim de parte a hipótese de que o mais importante, agora, seja decidir entre um programa cautelar ou uma saída limpa.

O economista acredita que Portugal tem motivos para estar otimista, embora haja também “preocupações no mercado de trabalho”, nomeadamente no que remete para os “jovens mais qualificados que estão a partir”.

Embora admita que não seja especialista na economia portuguesa, acredita que o país não deve querer ver mais jovens a sair.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório