Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

Centros comerciais poderão funcionar 24 horas por dia

Foi entregue ontem na Assembleia da República um diploma que pretende simplificar o atual regime de acesso e exercício de atividades do comércio, serviços e restauração, através da convergência de vários regimes jurídicos num só. O Jornal de Notícias avança que algumas das novas medidas passam pela liberalização dos horários e dos períodos de saldos.

Centros comerciais poderão funcionar 24 horas por dia
Notícias ao Minuto

09:40 - 26/03/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Diploma

Os grandes grupos comerciais podem vir a ter mais facilidades no que toca à gestão dos seus estabelecimentos. Foi ontem entregue na Assembleia da República um novo regime de acesso e exercício de atividades do comércio, serviços e restauração, que liberaliza os horários de funcionamento e alarga os períodos de saldos, avança o Jornal de Notícias.

A proposta de Lei nº 213/XII pretende simplificar o atual regime, convergindo “mais de 20 regimes jurídicos que se encontravam dispersos” num só diploma, e o próprio licenciamento que poderá ser feito através de “comunicações prévias”.

As principais alterações passam pela época de saldos, que deixa de ficar limitada ao período estabelecido por lei, podendo fazer-se em qualquer altura do ano, desde que não ultrapasse um total anual de quatro meses. Para proceder a uma venda em saldos apenas terá que se fazer uma comunicação prévia à ASAE.

Uma outra mudança passa pela liberalização do horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais, pese embora as câmaras possam vetar horários “em casos devidamente justificados e que se prendam com razões de segurança ou proteção da qualidade de vida do cidadão”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório