Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Dados sobre a pobreza podem ser (ainda) piores

Os dados sobre a pobreza publicados ontem pelo INE podem ser mais graves do que se pensa, refere a TSF. Aquele instituto apresentou dados alternativos, tendo como base o rendimento mediano de 2009, e que revelam que a percentagem de pessoas que vive em situação precária pode ser, afinal, de 24,7%.

Dados sobre a pobreza podem ser (ainda) piores
Notícias ao Minuto

09:24 - 25/03/14 por Notícias Ao Minuto

Economia INE

O Instituto Nacional de Estatística revelava esta segunda-feira que o risco de pobreza em Portugal tem vindo a agravar-se desde 2005, sendo que, em 2012, 18,7% das pessoas viviam em situações precárias. No entanto, de acordo com o noticiado pela TSF, a pobreza pode atingir mais pessoas do que diz a estatística oficial.

Numa nota ao relatório divulgado esta segunda-feira, o INE refere que se tivermos em conta a queda dos rendimentos medianos e a inflação, a taxa de pobreza pode chegar aos 24,7%.

A TSF explica que a tradicional taxa de risco de pobreza está dependente da evolução do rendimento mediano de cada português que caiu nos últimos anos, amortizando, na prática, o aumento da taxa de risco de pobreza, sendo que é considerado pobre quem tem, num determinado ano, menos de 60% do rendimento mediano no país.

Estes dados referem-se a um novo método de cálculo que teve como base o rendimento mediano de 2009, e não de 2012, concluindo que 24,7% dos portugueses tinha em 2012 um rendimento inferior àquele que em 2009 era o limite para ser considerado pobre. Uma percentagem que sobe para 30,9% nas crianças, 23,7% nos adultos em idade ativa e para 22,4% nos idosos.

Especialistas consideram que o INE procedeu bem ao apresentar novos dados, uma vez que as estatísticas oficiais têm limitações e são, apenas, um retrato parcial da situação.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório