Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Manifesto dos 70 colhe apoio de outros tantos notáveis estrangeiros

Foram 74 as personalidades de várias franjas políticas e sociais portuguesas que subscreveram o manifesto em defesa da reestruturação da dívida pública do país. E são 74 os economistas estrangeiros, muitos com cargos de relevo a nível internacional, que expressam, agora, o seu apoio face ao documento que tanta celeuma gerou, conta a edição desta quinta-feira do jornal Público.

Manifesto dos 70 colhe apoio de outros tantos notáveis estrangeiros
Notícias ao Minuto

08:28 - 20/03/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Dívidas

“Apoiamos os esforços dos que em Portugal propõem a reestruturação da dívida, no sentido de se obterem menores taxas de juro e prazos mais amplos”.

Assim pode ler-se num manifesto assinado por 74 notáveis. E não, não se trata do já famoso manifesto dos 70, subscrito por 74 figuras de vulto do país. Antes, de um documento que, além de ter como denominador comum o número de signatários, partilha uma mesma causa: a reestruturação da dívida pública portuguesa. Mas este segundo manifesto reveste-se ainda de uma outra particularidade, a de os seus subscritores serem economistas internacionais de proa.

E é desta forma que o documento que fez estalar o verniz tanto do primeiro-ministro Passos Coelho, que se referiu ao grupo como “essa gente”, acusando-o de “irrealismo”, como do Presidente da República, Cavaco Silva, que chegou a exonerar dois conselheiros seus que apoiaram a causa, transpõe a fronteira portuguesa e recebe apoio por parte de figuras de 20 nacionalidades distintas, realça a edição de hoje do jornal Público.

Ora, o novo manifesto recomenda, na senda do seu antecessor, “a rejeição das ideias da ‘recessão curativa’ e da ‘austeridade expansionista’ e os programas impostos a vários países”, reportando-se ao caso de Portugal, onde salientam o facto de que “a austeridade agravou a dívida pública e impôs sofrimento social à medida que as pensões e salários foram sendo reduzidos”, cita o Público, que teve acesso ao documento.

Marc Blyth, da Universidade de Brown, EUA, e autor do “melhor livro de 2013 pelo Financial Times, José António Ocampo, ex-ministro das Finanças colombiano e secretário-geral adjunto das Nações Unidas, e hoje consultor da ONU e do Independent Evaluation Office do FMI, além de vários editores de revistas científicas de economia, constituem apenas alguns dos signatários deste manifesto.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório