Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Nova CES chega à carteira dos pensionistas já em abril

A nova Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) foi publicada ontem em Diário da República o que significa que entra hoje em vigor. Contudo, os seus efeitos só serão sentidos a partir de abril. No total serão 506 mil os pensionistas e reformados que verão as suas reformas superiores a mil euros sofrerem um corte de, no mínimo, 3,5%, escreve o Público.

Nova CES chega à carteira dos pensionistas já em abril
Notícias ao Minuto

09:14 - 15/03/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Cortes

Foi publicada ontem em Diário da República a nova Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES). Com esta alteração, os pensionistas e reformados com pensões superiores a mil euros irão sofrer cortes entre 3,5 e 10%, escreve o Público.

A medida, que os partidos da oposição já garantiram que vão enviar para o Tribunal Constitucional para uma fiscalização sucessiva, entre em hoje em vigor, mas na prática os efeitos serão apenas sentidos aquando do pagamento das pensões de abril. Isto porque a Segurança Social já começou a efetuar os pagamentos relativos a este mês e a Caixa Geral de Aposentações começa na próxima semana, o que não dá tempo para que as alterações entrem em vigor este mês.

Ainda assim, a medida não tem caráter retroativo e, por isso, os cortes não poderão ser aplicados às pensões deste mês.

A alteração da CES prevê ainda que as pensões acima de 4611 euros sofram um corte de 15% e as que ultrapassam os 7127 sejam reduzidas em 40%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório