Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

"Maria Luís vê na troika possibilidade de cortar salários"

O relator do relatório que avalia as operações da troika disse ao Diário Económico que a ministra das Finanças portuguesa “não vê a troika como um problema” e diz que é “bem-vinda para implementar a sua agenda política”.

"Maria Luís vê na troika possibilidade de cortar salários"
Notícias ao Minuto

09:02 - 12/03/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Eurodeputados

Numa entrevista concedida ao Diário Económico, o eurodeputado francês Liem Hoang Ngog afirmou que “a ministra das Finanças portuguesa difere, claramente, da opinião do primeiro-ministro e dos parceiros sociais” e “não vê, genuinamente, a troika como um problema”.

“Na sua resposta, diz que a troika é bem-vinda, pois constitui uma oportunidade para implementar a sua agenda política, isto é, cortar nos salários e na despesa pública. Da mesma forma que não levanta questões sobre a legitimidade democrática e a ‘acoountability’ do programa de assistência, descartando a necessidade de um aval por parte do Parlamento”, garantiu o relator do relatório de avaliação da atuação do Fundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu e Comissão Europeia.

Em relação às diferentes perspetivas do FMI e Comissão Europeia sobre as medidas a adotar nos países intervencionados, Liem Hoang Ngog declara: “Na ausência de deliberações democráticas transparentes, acabou-se por implementar as políticas erradas”.

Quando ao futuro, “propomos a saída gradual da troika, que será substituída por um novo mecanismo de assistência assente no respeito pela democracia”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório