Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Dados do PIB "alimentam esperança" de reduzir desemprego

O ministro da Economia defendeu hoje que os dados do INE sobre o crescimento do PIB no quarto trimestre de 2013, ligeiramente acima do estimado, "alimentam a esperança" de 2014 ser um ano redução do desemprego.

Dados do PIB "alimentam esperança" de reduzir desemprego
Notícias ao Minuto

15:04 - 11/03/14 por Lusa

Economia Pires de Lima

"São dados positivos e que alimentam a esperança de 2014 ser um ano de crescimento económico e de redução do desemprego", afirmou Pires de Lima, à margem das comemorações dos 180 anos da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP), hoje em Lisboa.

O Instituto Nacional de Estatística confirmou hoje que a economia recuou 1,4% no ano passado e que o crescimento no quarto trimestre, de 2013, foi de 0,6% quando comparado com o trimestre anterior, sendo que a 14 de fevereiro a estimativa apontava para um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de 0,5%.

"Os dados confirmam que a economia portuguesa cresceu 1,7% no último trimestre do ano [face ao quarto trimestre de 2012] e saiu da recessão técnica ao longo de 2013", afirmou o governante, explicando que este aumento aconteceu "tanto pelo efeito da boa evolução" das exportações portuguesas como pela "estabilização gradual" do consumo privado e pelo "desagravamento do investimento" que, segundo o ministro, dá "sinais de inverter o declínio" que regista há quase uma década.

Pires de Lima acrescentou que os dados hoje divulgados pelo INE confirmam que a economia foi "das que mais cresceu no último trimestre do ano passado em toda a Europa" e que "há uma evolução da economia que vai ter continuidade em 2014" no sentido de reforçar a trajetória de crescimento.

Sobre o manifesto assinado por 70 figuras da política de esquerda e de direita para apelar à reestruturação da dívida pública, e que foi hoje divulgado pelo jornal Público, o ministro da Economia escusou-se a comentar, refugiando-se nas declarações do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, sobre o assunto.

"Acho que o primeiro-ministro já disse o que era oportuno sobre o assunto", disse Pires de Lima, acrescentando que os portugueses "têm cada vez mais motivos para ter esperança".

O primeiro-ministro defendeu hoje que assinar o manifesto é pôr em causa o cumprimento das metas orçamentais a que o país está obrigado e enviar uma "mensagem errada".

"Se eu hoje quisesse por em causa o financiamento do país e destas políticas públicas, subscreveria o manifesto que hoje foi dado a conhecer e nessa medida tinha a certeza de estar a enviar a mensagem errada a todos aqueles que esperam que Portugal cumpra as suas realizações", disse Pedro Passos Coelho numa intervenção em Lisboa, na cerimónia de inauguração das novas instalações da Polícia Judiciária.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório