Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Investimento estrangeiro caiu 66% em 2013

Dados do Banco de Portugal (BdP), citado este domingo pelo Diário de Notícias, mostram que 2013 foi um ano fraco em termos de captação e retenção de investimento direto estrangeiro (IDE) face aos dois anos anteriores. Só em comparação com 2012, no ano passado a queda foi de 66%.

Investimento estrangeiro caiu 66% em 2013
Notícias ao Minuto

09:25 - 09/03/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Banco de Portugal

O Diário de Notícias (DN) divulga, este domingo, dados do Banco de Portugal sobre o IDE e que mostram que o investimento estrangeiro caiu no ano passado, cerca de 66%, face ao ano anterior, registando-se apenas nota positiva para a Zona Franca da Madeira, que contribuiu com cerca de 12% para o IDE líquido nacional, ou seja 277 milhões de euros.

O BdP, citado pelo DN, esclarece que depois do “efeito das grandes privatizações”, como por exemplo a ANA e a EDP, Portugal regressou aos níveis normais de saldo do IDE, designadamente antes da crise das dívidas soberanas.

No ano passado, o valor total de investimento estrangeiro foi de 2,3 mil milhões de euros, portanto menos 66% em comparação com os sete mil milhões de 2012 e ainda menos (71%) se tivermos em linha de conta os oito mil milhões de 2011.

Pelo que, concluiu, sem acesso aos mercados de dívida esses níveis deverão revelar-se insuficientes para suportar a retoma do investimento e emprego, assim como reverter o desgaste de máquinas, equipamentos e edifícios, ou seja, capacidade instalada, acrescenta o DN.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório