Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

ADAE criou 416 empregos e teve investimento de 39,1 milhões

A Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura (ADAE) criou 416 postos de trabalho e contou com um investimento total de 39,1 milhões de euros em 20 anos, disse hoje Paulo Batista Santos, presidente da Câmara da Batalha (PSD), durante a apresentação da nova imagem da instituição, em Leiria.

ADAE criou 416 empregos e teve investimento de 39,1 milhões
Notícias ao Minuto

22:41 - 07/03/14 por Lusa

Economia Rescaldo

A ADAE, que abrangia os concelhos de Leiria, Batalha, Porto de Mós, Marinha Grande, no distrito de Leiria, e Ourém, no distrito de Santarém, garantiu a aprovação de 327 candidaturas, que contaram com a aprovação de um investimento de 20,9 milhões de euros, ao longo dos 20 anos, o que permitiu a criação de 416 postos de trabalho nesta região.

O concelho de Ourém abandonou a ADAE este ano e a saída deste concelho irá permitir "alargar o apoio às freguesias de Leiria, que ainda não eram abrangidas".

Para o próximo quadro comunitário, o Governo tem previstos 70 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (Feder) e 50 milhões de euros do Fundo Social de Europeu, para distribuir por todas as associações do país, que têm o mesmo âmbito da ADAE.

Paulo Batista Santos considera que são "verbas insuficientes" e que "fica aquém daquilo que são os projetos e as verbas geridos no passado".

O autarca revelou que já comunicou o desagrado da ADAE ao Governo, alertando a tutela que "esta abordagem deve ser reforçada com fundos do Feder", pois "tem efeito replicador ao nível de microempresas e microentidades, no setor social, e, sobretudo, no emprego".

"É das abordagens que mais gera emprego. Acreditamos que o Governo está disponível para reforçar as verbas, sobretudo do FEDER, que tem a ver com a agricultura, de forma a que esses 70 milhões se convertam pelo menos num valor mais significativo, que nos permita gerir um quadro financeiro semelhante ao anterior", acrescentou o autarca.

Segundo Paulo Batista Santos, no quadro comunitário anterior, a ADAE geriu sete milhões de euros. "Das contas que temos não estamos a chegar a um valor próximo. O que queremos é que haja um valor próximo deste e que foi replicado em projetos, num valor global superior a 10 milhões de euros", explicou.

O autarca anunciou ainda a assinatura de um protocolo com a Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas, no próximo dia 18, de modo a apoiar "pequenos investimentos na área da agroindústria".

Fundada em 1994, a ADAE apresentou hoje uma nova imagem. Um Chapim Poupa, com vários pontinhos, foi o símbolo escolhido. Trata-se de uma ave que habita no Pinhal de Leiria, sendo um animal "muito resistente".

A ADAE é constituída pelas autarquias da Batalha, Leiria, Marinha Grande e Porto de Mós e por outras entidades públicas e privadas que, em conjunto, "alavancam projetos e estratégias de desenvolvimento local e regional, com o apoio a iniciativas de investimento e criação de emprego, ações de formação e qualificação profissional e, de gestão de fundos e programas comunitários", refere uma nota da ADAE.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório